Hábitos x Rotinas - Sua qualidade de vida depende deles.

August 2, 2016

Quando falamos de rotina, associamos a algo ruim  e logo pensamos em como vamos sair dela, portanto vamos diferenciar Hábitos de Rotina.

 

 

 

Segundo o psicólogo  Bruno Pael.

 

*“Hábito é um comportamento aprendido. Como todo comportamento, envolve um estímulo externo e uma recompensa para sua criação e manutenção. Um hábito instalado por muito tempo envolve certa dificuldade em mudá-lo, sendo necessária boa quantia de esforço para que este seja modificado ou excluído de seu repertório de comportamento.

A rotina, é sinônimo de acomodação. Considerando que todo ser vivo tende a economizar energia, a rotina acaba se tornando a forma mais fácil para que isso aconteça. Passamos a fazer sempre a mesma coisa pelo conforto que isso nos traz. Qualquer mudança, seja de comportamento ou de atividade no dia-a-dia, envolve lançar-se em território desconhecido e isso só acontece quando a recompensa advinda da mudança da rotina é maior que a da sua manutenção”.

 

A partir desse conceito, entendemos que a transformação das rotinas diárias em hábitos pode ser a diferença, entre ter uma vida saudável ou uma vida metódica e estressante.

 

Nossa rotina é:  temos que comer, dormir e ter um lazer, nossos hábitos vão diferenciar o que comemos, quando comemos e o por que estamos comendo ou como dormimos, quando

dormimos e porque estamos dormindo.

 

O fato de nos questionarmos quanto a isso já demonstra nosso desejo de mudar e melhorar a qualidade de vida.  

 

 

Hábitos alimentares:

 

**Uma nova pesquisa revela que o horário das refeições pode ser tão importante quanto a qualidade do alimento que ingerimos. O estudo foi realizado no Instituto Salk de Estudos Biológicos de San Diego, nos Estados Unidos. Os pesquisadores realizaram experimentos com ratos, que revelaram que os genes do fígado são controlados, na maior parte, pelo consumo de comida, e não pelo relógio circadiano, o controle cronológico do corpo.

 

“Se o horário da alimentação determina a ação de um grande número de genes completamente independentes do relógio biológico, então o momento em que você se alimenta tem um enorme impacto sobre o metabolismo”, explica Satchidananda Panda, que realizou a pesquisa.

 

As descobertas do estudo, que ainda não foi publicado, poderão explicar por que trabalhadores com horários incomuns têm uma propensão muito maior a desenvolver doenças metabólicas, diabetes, níveis altos de colesterol e obesidade. “Acreditamos que não é o horário de trabalho sozinho que causa problemas ao metabolismo, mas sim a mudança de turnos e fins-de-semana, quando as pessoas voltam ao ciclo normal de dia e noite”, afirma Panda.

 

Os horários de nossa alimentação atrapalha inclusive nossa rotina do sono, desencadeando assim várias reações, químicas e físicas em nosso corpo. Que podem ser altamente prejudiciais a nossa saúde.

 

Hábitos do Sono

 

 

Todos sabemos da importância de termos 7 ou 8 horas de sono por noite, porém cada pessoa precisa de mais ou menos horas para que seu corpo descanse, o que se percebe é que quando o hábito de dormir e acordar sempre nos mesmos horários, eleva consideravelmente a qualidade do sono. Bem mais do que dormir mais horas por noite.

 

Como criar Hábitos Saudáveis

 

Todo processo para aumentar a qualidade de vida, quando feito por 21 dias consecutivos sem interrupção vira habito.

 

Se iniciarmos uma reeducação alimentar e a fizermos por 21 dias consecutivos, vira habito.

 

Começando  aos poucos e introduzindo um hábito por vez, vamos  nos regrar, e controlar nossos horários de alimentação, sono e atividade física.

 

Não importa quantas horas de sono você tenha, desde que você durma todos os dias no mesmo horário.

 

Não importa o que você está comendo, apenas coma todos os dias nos mesmos horários.

 

Não importa qual atividade física ou quanto tempo você está fazendo, vamos criar o habito de fazer todos os dias no mesmo horário.

 

Lembrando que estamos apenas iniciando um processo de aprendizagem e vamos introduzir hábitos por etapas, escolha um hábito que você queira mudar e comece aos poucos, não mude tudo de uma vez, pois será difícil e você pode se frustrar.

 

Quando passar pelos 21 dias, acrescente algo novo neste habito e o faça por mais 21 dias, assim subsequente até que isso se torne algo satisfatório.

 

Quais hábitos eu devo mudar?

 

Isso depende muito de pessoa para pessoa, mas segue algumas sugestões de hábitos saudáveis.

 

  • Beba água, de 1,5 a 2 litros por dia.

  • Faça as refeições nos mesmo horários todos os dias.

  • Conheça os alimentos que está ingerindo

  • Durma todos os dias no mesmo horário

  • Acorde todos os dias no mesmo horário.

  • Pratique atividade física. 

  • Conheça seu corpo – Consciência corporal

 

Para toda regra a exceções, não deixe que seus hábitos vire rotina, pois caso isso aconteça você irá logo querer muda-las. 

 

 

Dra Juliane Sandi 

 

Fontes de pesquisa:

*site do jornal do rolé

** site hype science. 

Please reload

Posts Em Destaque

Síndrome do Pânico - Saiba como identificar os sintomas.

July 18, 2016

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Siga

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

​© 2016 Todos os direitos reservados Dra. Juliane Sandi. CREFITO: 174842

Desenvolvido por P V Leite.