A importância da Drenagem Linfática no pós operatório.
Toda cirurgia plástica exige alguns cuidados específicos no pós-operatório, um desses cuidados é a drenagem linfática, el ajuda na aceleração da recuperação e na otimização dos resultados, em alguns casos há necessidade da utilização de ultrassom que auxilia o processo de cicatrização, melhora a circulação sanguínea, aumentando a elasticidade da pele e ajuda a diminuir a dor, também provoca agitação e impulsão das partículas liquidas, reorganizando as fibras assim evitando as fibroses e outros problemas, sempre com auxílio da drenagem linfática.

Após uma cirurgia, existe uma passagem maior de líquidos através da parede dos vasos sanguíneos, além disso, os canais linfáticos responsáveis pelo escoamento desta linfa são danificados. A drenagem linfática auxilia neste escoamento dos líquidos e toxinas do corpo, assim reduzindo inchaço, evitando o acumulo de líquidos (seromas) e as fibroses que podem se formar durante o processo de cicatrização, essa drenagem não causar dor, pois por se tratar de um pós operatório o fisioterapeuta reduz a força aplicada.
A drenagem linfática é muito importante em alguns casos como da lipoaspiração, abdominoplastia, ginecomastias, mamoplastias, próteses de mama, blefarosplastia e lifting facial. Podendo iniciar já na primeira semana.
É fundamental que a Drenagem seja realizada por fisioterapeutas qualificados.