
-
Fobias
Medo é um sentimento universal e muito antigo. Pode ser definido como uma sensação de que você corre perigo, em geral acompanhado de sintomas físicos que incomodam bastante. Quando esse medo é desproporcional à ameaça, por definição irracional, com fortíssimos sinais de perigo, e também seguido de evitação das situações causadoras de medo, é chamado de fobia. A fobia na verdade é uma crise de pânico desencadeada em situações específicas.
As crianças apresentam em determinadas fases de seu desenvolvimento algumas fobias. Ocorrem com frequência no desenvolvimento normal da criança e desaparecem espontaneamente com o tempo. Com o crescimento da criança, caso as fobias permaneçam ou se intensifiquem, os pais ou responsáveis devem procurar a ajuda, para que possa ser avaliado e compreendido o que está se passando com a criança. As fobias Infantis quando permanecem, podem trazer prejuízos à criança e sua vida futura.
Encontrar a raiz desses problemas é o objetivo da Microfisioterapia, técnica que surgiu justamente da observação de fisioterapeutas. Sabemos que sintomas são apenas sinais de que algo não está legal. A questão é chegar à origem desses sintomas e, assim, resolver de vez o problema. De nada adianta arrancar uma erva daninha superficialmente, deixando a raiz. Ela vai crescer! Se não tratarmos a raiz de nossas dores e doenças, não vamos eliminá-las.